quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Viagem ao Chile

Nessa época de campanha eu pensei muito em quem votar. É difícil escolher quem vai ser responsável pela sua cidade nos próximos quatros anos. Mas enfim, agora já passou esse período de campanha e o Recife escolheu seu prefeito. Sem querer falar de políticos, partidos ou idéias, queria só compartilhar o que eu vi em Santiago: uma cidade limpa, organizada, com calçadas perfeitas, um metrô eficiente, praças movimentadas com apresentação de artistas, ciclovias e tantas outras coisas que eu queria que tivesse na minha cidade.
Tudo bem que Santiago é a capital do País, mas bem que eu queria que Recife fosse assim: as calçadas do centro de Santiago são perfeitas, com piso tátil, limpas e sem nenhum buraco. Igualzinho às calçadas do Recife.




- Até os cachorros de rua são bem tratados.

- A Praça das Armas é uma festa. Sempre tem artista se apresentando, é cheia de gente, mas nem por isso deixa de ser limpa e organizada.

- As pessoas utilizam de fato os espaços públicos. Ô povo pra gostar de namorar nas praças, na grama, nas escadarias (#invejinha). Na principal Rua de Santiago, a Liber Bernardo O'Higgins, tem um canteiro central lindo, cheio de grama bem cuidada e com perfeitas ciclovias.
E o metrô? Perfeito! A gente foi pra todo canto de metrô, é bem sinalizado, com obras de arte expostas e o que eu achei o máximo, não demora. Hehehe. O povo não precisa correr quando chega um (igualzinho ao que acontece na estação do Barro – meu passado me condena – assumo, eu já corri). Quase pagamos um mico. Quando passamos na catraca, ouvimos o barulho do metrô chegando. O que uma moradora de Recife pensa? “Vamos correr”. Quando a gente olhou, ninguém estava correndo. Então, voltamos à nossa elegância, caminhamos e apenas esperamos o próximo. Uma fineza. Então eu contei, demorou exatamente 1 minuto. Acreditem! Não sei como está hoje, mas na época que eu andava todos os dias, o metrô demorava uns 10 minutos e era um inferno.

Pois é, isso é só um pouquinho do que eu queria que o Recife se transformasse. Espero realmente que as coisas melhorem por aqui e realmente façam o que prometeram. E que a população tenha mais educação e pare de jogar lixo nas ruas.

Por Rossana Lopes

3 comentários:

Anônimo disse...

Adoreio post!
Aguardo desesperadamente o próximo!
Já sou fã deste blog.
Beijos para todas.

Carol disse...

Roxy, adorei o post :D Achei massaaa!
Olha, infelizmente, a nossa cidade é linda, mas é bem castigada pelos problemas. Mesmo que eu tenha um amor especial pela nossa cidade, acho que a bichinha merece mais atenção e cuidado. Doida pra conhecer o Chile :)

Marília disse...

Doida pra conhecer o Chile [2]!!!
Lindo post, Rox!
Beijosss!!!!!